Agenda

Comunicados

sábado, 14 de março de 2020

ADIADO - SEMINÁRIO LITERATURA DE AUTORIA FEMININA





terça-feira, 3 de março de 2020

Literatura brasileira de autoria feminina é tema de seminário e de curso de especialização no Rio


Seminário no dia 14 de março vai homenagear as escritoras Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus Foto: Divulgação/Editora Rocco
Seminário no dia 14 de março vai homenagear as escritoras Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus Foto: Divulgação/Editora Rocco
RIO - A Universidade Cândido Mendes está com as inscrições abertas para a pós-graduação em literatura brasileira de autoria feminina. As aulas começam só em abril, mas para aquecer os motores o curso realiza um seminário no dia 14 de março que vai homenagear as escritoras Clarice Lispector — que completaria 100 anos em 2020 — e Carolina Maria de Jesus.
O evento acontece no auditório do campus da Universidade Cândido Mendes no centro do Rio de Janeiro (veja mais detalhes abaixo) e conta com a participação das escritoras Marina Colasanti e Eliane Alves Cruz, das pesquisadoras Ana Cláudia Abrantes e Simone Ricco, do jornalista e biógrafo Tom Farias, que falará sobre a autora Carolina Maria de Jesus, e outros pesquisadores. A parte da manhã será dedicada à obra de Clarice e a parte da tarde ao legado de Carolina, duas importantes vozes da literatura brasileira.
— Marina Colasanti vai falar de uma Clarice próxima, amiga, confidente, colega de jornalismo. Da minha parte, vou falar de uma Clarice do ponto de vista familiar, através das cartas que encontrei em 2008, até então inéditas, trocadas entre as irmãs Lispector nos 16 anos em que Clarice viveu no exterior — conta a cineasta Nicole Allgranti, sobrinha-neta de Lispector, que também participa do evento na próxima semana. Durante o seminário ela exibirá seu curta "O ovo", baseado do texto da tia-avó e narrado por Maria Bethânia.
— Acho muito surpreendente essa fase que fez nascer "A Maçã no Escuro", "Cidade Sitiada" e outras obras — relata Nicole. A cineasta conta que encontrou as cartas enquanto vasculhava os arquivos de Elisa Lispector, irmã de Clarice. Convidada para o seminário e conhecedora da obra da tia-avó, ela pretende fazer a especialização neste ano para aprender mais sobre outras autoras.
O seminário é promovido pela pós-graduação em literatura brasileira de autoria feminina da Cândido Mendes, que abre sua primeira turma neste ano, conta a professora doutora Cintia Barreto, que coordena o curso. Em 18 meses, os alunos vão se debruçar sobre as obras escritas por mulheres brasileiras, sejam elas ficcionais, teóricas ou biográficas, da poesia à prosa, passando pela crítica teatral e pela teoria feminista.
— Existem mestrados e doutorados sobre autoria feminina brasileira, mas essa é a primeira especialização neste formato dedicada ao tema. O curso e o seminário são um marco. Será um super encontro de leitores, pesquisadores, artistas e jornalistas que querem saber mais e celebrar as nossas escritoras. A contribuição das mulheres para a literatura é valiosa — afirma Cintia.
No centenário de Clarice — nascida em 10 de dezembro de 1920 — o curso dedica uma disciplina inteira para a sua obra. Outros nomes marcantes da literatura brasileira como Carolina Maria de Jesus e Marina Colasanti também têm disciplinas exclusivas ao longo do curso.
A especialização também debate a memória e a história da literatura brasileira de autoria feminina negra, a edição e circulação dos livros escritos por mulheres e o humor presente na escrita de autoria feminina contemporânea.
As aulas serão ministradas sempre aos sábados, das 8h às 16h, a partir de abril, também no campus Centro da Universidade Cândido Mendes.
Seminário Literatura de Autoria FemininaData: 14 de março
Local: Auditório Universidade Cândido Mendes - Campus Centro (Rua da Assembleia, 10 - Centro - Rio de Janeiro)
Valor: R$ 100
Informações: (21) 989856232 e 
www.candidomendes.edu.br

Mais contatos:

e-mail: [email protected]

telefone: (21) 989856232

Instagram: cintiabarreto.oficial

Cintia Barreto